27 DE JULHO: DIA NACIONAL DO MOTOCICLISTA PROFISSIONAL. O SINDIMOTOS-CE PARABENIZA TODA A CATEGORIA PELO SEU DIA!

Origem do Dia do Motociclista

Em 1998, constatando a existência de várias datas em que se comemorava o Dia do Motociclista, o que acabava por tornar a data sem valor, a ABRAM – Associação Brasileira de Motociclistas, iniciou o trabalho para estabelecer uma data única e nacional, a fim de se comemorar o Dia Nacional do Motociclista.

Após uma pesquisa, a entidade chegou à conclusão de que era desnecessário criar uma nova data, pois dentre as datas existentes, uma fora criada em 1982 por iniciativa do deputado Alcides Franciscatto, por sugestão de Rogério Gonçalves, na época, o proprietário da Concessionária Honda de Sorocaba, em homenagem póstuma ao seu ex-mecânico, o motociclista Marcus Bernardi, falecido em 27 de julho de 1974. Assim ficou  essa  data, 27 de julho Dia Nacional do Motociclista.

A Profissão de Motoboy / Motofretista

Desde 2009 a profissão de motoboy /motofretista é regulamentada pela Lei 12.009. Uma das maiores conquistas recentes da categoria foi a sanção da Lei 12.997/14, que dispõe sobre o adicional de periculosidade para motocicletas. Com a nova regra, motoboys e motofretistas têm direito ao adicional de 30% sobre o salário por periculosidade. A lei beneficia os profissionais que estejam com a carteira de trabalho assinada.

O presidente do SINDIMOTOS-CE, Glauberto Almeida (Betão) parabeniza a todos e a todas motociclista profissionais pelo seu dia: 27 de julho.  Afirma que é preciso a categoria estar mais unida. “Muitos trabalhadores não se filiam ao sindicato ou até mesmo criticam as ações da entidade, sem conhecer os avanços e os benefícios que a entidade já conquistou. Nesse momento de dificuldades, precisamos de cuidados redobrados com a pandemia, e de união na nossa categoria. Unidos seremos mais fortes para avançar nas nossas lutas.”

 

Oração do Motociclista

“Senhor cada vez que subo numa moto sinto a liberdade e ao mesmo tempo tenho medo de encontrar-Te num destes caminhos perplexos do mundo.
Como sou frágil diante da natureza, e ao mesmo tempo me sinto forte e dono de mim quando estou numa moto.
Mas, Senhor, não quero perder minha vida num desses momentos.
Quero que o guidão de minha moto esteja sempre firme em minhas mãos, Senhor, que o capacete que me protege a cabeça seja a segurança de que de que preciso, e que Tu, Senhor, sejas a minha proteção permanente.
Perdoa-me Senhor, se por vezes abuso da liberdade que me deste e corro alucinado, ou me perco em emoções na velocidade, em busca de respostas…
Que cada dia eu possa sentir a Tua presença na brisa que recebo no rosto, na velocidade e na superação de meus próprios limites, na responsabilidade da vida que me deste.
Quero sentir Tua presença protetora e amiga, pois sei que estás comigo.
Protege, Senhor, nossas vidas, e acolhe junto de Ti os companheiros que já partiram, que eles possam viver as alegrias de estarem Contigo, e que nós tenhamos a esperança de um dia também encontrar-Te.
Protege, Senhor, por intermédio de Nossa Senhora de Caravaggio, nossas motos, nossas vidas e nossos caminhos para que, na certeza de Tua presença, possamos dar-Te glória e louvor, para sempre, amém.
Nossa Senhora de Caravaggio, Rogai por nós. Amém”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *